sexta-feira, 25 de março de 2011

Banheiro adaptado

Os Banheiros são adaptados para atender a quem utiliza cadeira de rodas, aparelhos ortopédicos, próteses e também a quem precisa de apoio, como idosos e crianças, ou seja, para atender portadores de necessidades especiais, desabilitados e deficientes físicos.

Os sanitários para portadores deficiência física devem ser facilmente acessados, ficando próximo das circulações principais e sinalizados. As normas que devem ser obedecidas estão na NBR 9050 (Acessibilidade de Pessoas Portadoras de Deficiências a Edificações, Espaço, Mobiliário e Equipamentos Urbanos).

Considerações gerais:
  • Sanitários públicos: do total deles em um edifício, 5% devem ser adaptados.
  • Armários: mínimo 30cm do piso, deixando livre a extremidade inferior. Altura máxima 1,20m a partir do piso e puxadores e fechaduras entre 80 e 100cm;
  • Cabideiros devem ficar entre 80cm e 1,20m do piso, assim como registros;
  • Desnível máximo para o piso: 1,5cm
  • Dispositivo de Sinalização de Emergência: poderá ser instalado perto do box ou da bacia a uma altura de 40cm do piso, para acionamento em caso de queda.
Um item muito importante para um banheiro adaptado é o banco para banho, este item auxilia, protege e oferece mais segurança para o deficiente físico.

No site www.meubanheiro.com.br você encontra os melhores bancos para box - segurança, proteção e acessibilidade para todos.


Site: www.meubanheiro.com.br
Televendas: (11) 3032-0074
loja: Avenida Pedroso de Morais, 351, Pinheiros - São Paulo.

Nenhum comentário: